terça-feira, 24 de julho de 2007

Fonte de Juventude e saúde



IOGURTE


Ele é um dos alimentos mais populares dos dias de hoje e traz grandes benefícios à saúde. Existem opções para todos os gostos, com vários sabores e consistências diferentes. Todos no entanto, são produzidos a partir da mesma receita básica, descoberta provavelmente por povos turcos nômades.

Como viviam se mudando de uma região para outra, muitas vezes não podiam contar com alimentos frescos, porque nunca sabiam como ia ser a viagem e a morada. Por isso não podiam levar leite fresco já que, em pouco tempo estava estragado. Foi então que descobriram novas maneiras de aproveitar o leite, que se conservavam por mais tempo, como a ricota e o iogurte.

Assim como dizia o ditado, "mataram dois coelhos com uma cajadada só" : além de ser um alimento que dura mais tempo, o iogurte é riquíssimo em nutrientes, uma excelente fonte de energia, vitaminas e sais minerais para o organismo. Ele é produzido pela ação de microrganismos que transformam a lactose do leite em fonte de energia, e são justamente esses microrganismos que atuam na proteção e recomposição da flora do sistema digestivo. Além disso, seus principais nutrientes são:



  1. cálcio - componente essencial na formação dos ossos, dentes, unhas e contrações musculares, é indispensável desde o nascimento. A deficiência de cálcio deixa os ossos fracos e pode ocasionar vários traumatismos. Sem falar que é a principal causa da osteoporose.


  2. zinco - atua no combate dos radicais livres, que provocam a oxidação das células, por isso é uma forte arma conta o envelhecimento, Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.


  3. vitaminas do complexo B - esses são essenciais na produção de energia, uma vez que participam do metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídeos, além de ajudar no bom funcionamento das funções neurológicas.


  4. vitamina A - é a principal vitamina com função na pele e visão, por que tem alta capacidade na restauração e construção de novos tecidos.


  5. proteínas - tem várias funções importantes para se ter um corpo saudável. Está presente assim como na vitamina A, na renovação e construção de novos tecidos, mas também atua no sistema imunológico e na síntese de hormônios e enzimas.


Motivos de sobra para não deixar de faltar na geladeira de casa esse saboroso e nutritivo alimento.



INFORME - SE

Nenhum comentário: