sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

PILATES PARA GRÁVIDAS


Pilates para Grávidas
Mantenha a boa forma durante a gestação, com Pilates!




As mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.
O método Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos.
O exercício físico durante a gestação, ajuda a regular o peso e propicia bem-estar à futura mamãe ao feto.
A prática de Pilates tem tido bastante sucesso entre as gestantes, pois nesta fase todos os cuidados são bem-vindos, e manter a mente e o corpo saudáveis traz inúmeros benefícios, tais como a diminuição da ansiedade e o aumento da consciência corporal.

Melhora a concentração, a força postural, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações.

Consequentemente auxiliará a prevenir as dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço. Os trabalhos científicos sobre Pilates na gestação são, na sua maioria, realizados pela área da Fisioterapia; sendo raros os estudos pela Obstetrícia.




O Pilates é uma modalidade de baixo impacto, realizada no chão, com ou sem a utilização de pequenos aparelhos (bolas, rolos, isotoners, bandas elásticas).
Além de lentos e com poucas repetições, os exercícios são coordenados pela respiração, o que permite respeitar o ritmo e os limites de cada grávida.






Outras vantagens deste método são :

  1. Permitir trabalhar a musculatura interna, no sentido de prevenir a incontinência urinária;
  2. Reforçar o pavimento pélvico, preparando a grávida para o parto, dando-lhe também maior autoconsciência corporal para que se consiga focar nesta área durante o parto;
  3. Melhorar a postura, ajudando a manter a posição “neutra” da coluna, protegendo as costas;
  4. Ajudar a descontrair e a dormir melhor.


Além do estrogênio e da progesterona, outro hormônio, chamado relaxina também se eleva. A relaxina proporciona maior mobilidade aos ligamentos, permitindo a estabilidade das articulações.
As articulações que conectam os ossos da pelve tornam-se mais frouxas e alongadas, preparando-se para o parto. Contudo, a estabilidade articular é reduzida.
O método Pilates incentiva o controle muscular postural, que compensa os ligamentos enfraquecidos, ajudando a evitar os problemas comuns nas articulações e a tensão lombar. As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates também ajudam a relaxar e respirar com mais eficiência, induzindo a calma e reduzindo de forma eficaz os níveis do cortisol, que é o hormônio do estresse.


Em princípio não há contra-indicações para a prática desta modalidade durante a gravidez, contudo, se não praticava Pilates antes de engravidar, espere o término do 1º trimestre de gestação para iniciar as suas aulas e peça a opinião do seu obstetra.

O Pilates não é recomendado nos casos de gestantes com descolamento prematuro da placenta, sangramento vaginal persistente, pré-eclâmpsia, doença cardíaca grave, hipertensão pela gravidez e retardo do crescimento intra-uterino.

As gestantes podem praticar o Pilates a partir do quarto mês de gravidez sem nenhuma preocupação (mas claro que com consentimento médico), já que, todos os equipamentos são ajustados de acordo com as necessidades individuais e a fase da gestação de cada paciente.



O Pilates ajuda a melhorar a circulação, a combater o aparecimento de varizes e minimizar os riscos de perda óssea, que ocorre geralmente por causa do estrogênio, hormônio feminino, responsável pelo estímulo no crescimento dos ossos e textura da pele.

A prática de Pilates atua no fortalecimento do músculo do períneo dando uma melhor sustentação ao peso do feto, estimula o desenvolvimento da musculatura do abdômen e o trabalho de respiração que beneficia o bebê com a melhor oxigenação do organismo da mãe.

No pós-parto o Pilates age na tonificação do abdômen e na recuperação do assoalho pélvico (região que sustenta os órgãos do sistema reprodutor) promovendo uma rápida recuperação, cicatrização, e reconquista da qualidade muscular.

A ginástica de recuperação pós-parto, quando feita desde o Puerpério (período de seis semanas a contar do dia do parto) ajuda a mulher a recuperar mais facilmente a forma, pois permite a associação do exercício físico com a segregação de hormonas como a occitocina, que ajudam (entre outras coisas) o útero e os órgãos genitais a regressarem ao seu estado anterior à gravidez.

A puérpera (mãe nas primeiras seis semanas após parto) aprende a conhecer o seu corpo, o que pode ou deve fazer nesta fase relativamente delicada, recupera a forma, confiança e auto-estima, começando a reencontrar-se.Todos estes factores associados ao contacto com outras puérperas ajudam a evitar a depressão pós parto.

Na Recuperação Pós Parto a puérpera pratica diversos exercícios que ajudam a prevenir e corrigir o descontrolo dos esfíncteres, que surge nalgumas puérperas. Assim sendo, durante o decorrer das sessões é dada à zona perineal, especial atenção nas primeiras seis semanas, informando às puerperas como recuperar ou melhorar a tonicidade muscular do pavimento pélvico.Mulheres submetidas a Cesarianas têm programas específicos, de acordo com a sua condição, sendo acompanhadas caso a caso.

A partir das seis semanas, é reforçada toda a musculatura abdominal, dorso-lombar e pélvica, sendo ainda trabalhada a musculatura peitoral.Aconselhamos as aulas de recuperação pós parto 8 dias após o parto normal e 15 dias após cesariana, com duração mínima de 4 semanas a recuperação acaba quando a recém mãe se sentir preparada para enfrentar uma actividade física mais exigente.
Entre os exercícios oferecidos pelo método estão o trapézio e o reformer equipamentos que trabalham diferentes possibilidades de exercícios com a finalidade de fortalecer os membros inferiores, superiores e os músculos da coluna.

3 comentários:

Caiçara disse...

parabens Rogeria ! Adorei o seu "espaço"! Esse post está otimo!Pena q so descobri agora...depois de 15 dias q eu tive meu pequeno Davi...Agora estou buscando informações sobre exercicios para o pos parto!!sempre pratiquei Yoga,to querendo voltar, mas penso tbm no pilates! Qual seria melhor?rsrs...
bom, obrigada pelas informaçoes! bjao!

Anônimo disse...

Excelente conteúdo. Estou tentando engravidar, posso praticar pilates??? Tenho medo, pois já sofri um aborto espontâneo. Obrigada!!!

Rogéria Collares (22) 99947 4304(Vivo) / disse...

oi meninas o Pilates é excelente para a gravidez e o pós parto principalmente pq trabalha o assoalho pélvico q nesta fase fica muito sobrecarregado com o peso do abdômen gerando uma flacidez q pode levar a incontinência urinária por isso a importância de se trabalhar essa musculatura
o melhor período de se iniciar esse trabalho é após os 3 primeiros meses e com a liberação de seu médico e até o fim da gravidez pq além desse benefício q citei tem outros tão importantes qto trazendo saúde e bem estar a futura mamãe ok