segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

3 regras para emagrecer


Três regras para emagrecer

Planos alimentares complicados e regimes difíceis não atraem mais a atenção de quem está acima do peso. A preferência é por dietas fáceis, até porque ficar contando calorias acaba com a paciência de qualquer um!

Embalado pela vontade de ajudar os insatisfeitos a perderem peso sem perderem a paciência, o cardiologista americano Bill Gavin lançou um livro com uma dieta muito simples, testada por ele mesmo, Nada de branco à noite - a dieta das três regras.


Essas são as três premissas básicas da dieta:


1- Fazer três refeições por dia café da manhã, almoço e jantar
2- Incluir proteína magra em todas as refeiçõescarne, leite, queijo...
3- Nada de branco à noite é proibido comer carboidratos depois das 18hsBill Gavin garante que, seguindo essas regras, é possível perder peso gradativamente e manter a forma.


O médico, que perdeu 16kg seguindo as três regras, diz ter fracassado em outras dietas


A importância das três refeições
Dr. Gavin explica que não almoçar, por exemplo, e depois "compensar" comendo mais no jantar, favorece o aumento de peso (mesmo que a quantidade de calorias seja equivalente). Isso acontece porque o gasto de calorias não é eficaz quando os alimentos são consumidos em excesso e com grande intervalo de tempo.
Dr. Gavin insiste na importância do café da manhã:


“Faça o desjejum como um rei, almoce feito um dono de loja e jante como um mendigo”.


Segundo o cardiologista, quem é acostumado a pular o café da manhã tem grande tendência a diabetes e obesidade.


“Ingerindo o café da manhã, você acelera o metabolismo e facilitar o processo de queima de gordura pelo organismo", explica.



Proteína do bem



Consumir proteína em todas as refeições é importante porque favorece a sensação de saciedade. Dr. Gavin afirma que, dentre os diversos grupos alimentares, a proteína - carne, clara de ovos, leite, queijo, soja - é mais eficaz para aplacar a fome.
Para que a dieta seja eficaz, é importante que a proteína seja magra.


Alguns exemplos: peito de peru, qualquer tipo de peixe, bife de contra-filé sem gordura, frango grelhado, iogurte e leite desnatados, entre outros.



Não importa qual dessas opções, em todas as refeições deverá haver proteínas.


Esse é o diferencial do regime:


“Comendo proteínas você não terá a sensação de que está passando fome”, afirma Gavin.




Nada de branco à noite





Não precisa mandar para o lixo todos os seus vestidos brancos, nada disso! Essa regra diz respeito aos "alimentos brancos", como: pão, arroz, batatas, massas...







O carboidrato é a principal fonte alimentar de energia, prefira comê-los de manhã e à tarde, quando terá bastante tempo para gastar as calorias que eles fornecem.



Quando ingeridos à noite, é provável que a energia fique acumulada em forma de gordura, a menos que você pule a madrugada inteira!
Também é indicado beber pelo menos um litro de água por dia, pois ela ajuda a eliminar a gordura.







O hábito de fazer exercícios não está enumerado nas regras, mas Dr. Gavin afirma ser essencial, obviamente.
Será que funciona?



A endocrinologista Sandra Vilares, chefe do Ambulatório de Obesidade Infantil do Hospital Edmundo Vasconcelos, diz que é possível que a dieta das três regras funcione, mas lembra:





“A pessoa só vai emagrecer se consumir menos calorias do que gasta, esse é o princípio básico de toda dieta. Não importa a cor do alimento.”



Sandra alerta também para o perigo de fazer regimes sem acompanhamento médico:

“A dieta só é válida quando balanceada. O corpo humano precisa de vitaminas e nutrientes variados, e muitas pessoas esquecem disso quando querem emagrecer. O melhor sempre é contar com uma orientação profissional para não colocar a saúde em risco.”


Seja qual for a sua dieta - do suco, da sopa, da proteína... - um ingrediente não poderá faltar: a força de vontade.

Sem ela, o regime acaba no happy hour da sexta-feira!

5 comentários:

Maria Rosa Alves B .R. disse...

sou a 1º- a comentar ,achei interessante a definiçao do emagrecer,ja exprimentei varias vezes e nao consigo perder peso,ou se perco depressa volta ,comer muitas veses ao dia nao resulta comigo,pode ser que consiga só com tres refeiçoes mas aprendendo como uzar os alimentos. obrigada pela imformaçao.

Rogéria Collares (22) 99947 4304(Vivo) / disse...

oi obrigada pela visita e seu comentário.
acho válido se perder peso moderadamente pois nossa imagem corporal vai se moldando aos poucos, por exemplo temos nossa imagem gravada como e fosse um arquivo de computador em nosso cérebro , se vc perde pesso muito rápido não dá o tempo suficiente para q essa imagem impressa seja modificada se faça uma pergunta por quanto tempo seu corpo se viu gordinha? vc tb tem q dar o tempo para q ele reconheça suas novas necessidades e crie uma nova imagem. por isso quando se emagresse rápido rápido tb engordamos novamente.
sobre o comer a cada 3 horas não é uma refeição e sim um lanche leve fazendo com q o estômago trabalhe constantemente e dispensando a energia q não vai ser necessaria.
se vc como com um espaço grande entre as refeições o corpo responde da seguinte forma sempre q comer ele vai guardar energia achando q vc vai ficar um tempo sem comer nada. por isso engordamos é natural pra ele engordar e não emagrecer.
procure um profissional para ajuda-la
bjs

SOMOS EXATAMENTE O QUE QUEREMOS SER... disse...

gostei muito dessa matéria, principalmente da sua explicação no comentário acima, sobre a imagem corporal...eu já li muito sobre dieta, reeducação alimentar...e continuo gostando...seu blog está de parabéns...

rafael marques disse...

Magra ate uma mulher feia fica bonita e gorda até a bonita fica feia...

rafael marques disse...

Magra ate a mulher feia fica bonita e gorda até a mulher bonita fica feia. ..