domingo, 21 de junho de 2015

INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA

INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA
   É definida, pela International Continence Society, como perda involuntária de urina suficiente para causar problema higiênico ou social e que pode ser objetivamente demonstrada. A incidência de incontinência urinária feminina aumenta com a idade, atingindo 25% após a menopausa.
     Importante salientar que a perda involuntária de urina atua de forma devastadora na qualidade de vida da mulher, porém pode ser adequadamente tratada.

Principais Causas da Incontinência Urinária:
     O sistema nervoso autônomo é responsável pelo controle da eliminação de urina, porém alguns fatores predispõem o aparecimento da IU, que são:

- Debilidade e/ou comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;
- Gravidez e partos vaginais;
- Alterações hormonais;
- Doenças do colágeno;
- Neuropatias;
- Infecções urinárias de repetição;
- Tumores malignos e benignos;
- Doenças que comprimam a bexiga;
- Sobrepeso e obesidade;
- Tosse crônica (comum em fumantes);
- Patologias que geram pressão abdominal (doenças pulmonares obstrutivas e etc);
- Bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade do portador;
- Procedimentos cirúrgicos (EX: histerectomia).

Possíveis Sintomas:
Incontinência urinária de esforço – o sintoma inicial é a perda de urina quando a mulher tosse, ri, faz exercício, e até movimenta-se;
Incontinência urinaria de urgência – mais grave do que a de esforço, caracteriza-se pela vontade súbita de urinar e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro;
Incontinência mista – associa os dois tipos de incontinência acima citados e o sintoma mais importante é a impossibilidade de controlar a perda de urina.

Pilates X Incontinência Urinária:
     O Pilates trabalha diretamente com o fortalecimento muscular do corpo atuando inclusive na musculatura que constitui o assoalho pélvico (períneo). Sendo assim, é possível diminuir os episódios de perda urinária, aumentar a consciência corporal da mulher perante o trato urinária e incrementar o controle miccional, resultando numa maior qualidade de vida para esta mulher.

Nenhum comentário: