sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

PILATES PARA GRÁVIDAS


Pilates para Grávidas
Mantenha a boa forma durante a gestação, com Pilates!




As mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.
O método Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos.
O exercício físico durante a gestação, ajuda a regular o peso e propicia bem-estar à futura mamãe ao feto.
A prática de Pilates tem tido bastante sucesso entre as gestantes, pois nesta fase todos os cuidados são bem-vindos, e manter a mente e o corpo saudáveis traz inúmeros benefícios, tais como a diminuição da ansiedade e o aumento da consciência corporal.

Melhora a concentração, a força postural, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações.

Consequentemente auxiliará a prevenir as dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço. Os trabalhos científicos sobre Pilates na gestação são, na sua maioria, realizados pela área da Fisioterapia; sendo raros os estudos pela Obstetrícia.




O Pilates é uma modalidade de baixo impacto, realizada no chão, com ou sem a utilização de pequenos aparelhos (bolas, rolos, isotoners, bandas elásticas).
Além de lentos e com poucas repetições, os exercícios são coordenados pela respiração, o que permite respeitar o ritmo e os limites de cada grávida.






Outras vantagens deste método são :

  1. Permitir trabalhar a musculatura interna, no sentido de prevenir a incontinência urinária;
  2. Reforçar o pavimento pélvico, preparando a grávida para o parto, dando-lhe também maior autoconsciência corporal para que se consiga focar nesta área durante o parto;
  3. Melhorar a postura, ajudando a manter a posição “neutra” da coluna, protegendo as costas;
  4. Ajudar a descontrair e a dormir melhor.


Além do estrogênio e da progesterona, outro hormônio, chamado relaxina também se eleva. A relaxina proporciona maior mobilidade aos ligamentos, permitindo a estabilidade das articulações.
As articulações que conectam os ossos da pelve tornam-se mais frouxas e alongadas, preparando-se para o parto. Contudo, a estabilidade articular é reduzida.
O método Pilates incentiva o controle muscular postural, que compensa os ligamentos enfraquecidos, ajudando a evitar os problemas comuns nas articulações e a tensão lombar. As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates também ajudam a relaxar e respirar com mais eficiência, induzindo a calma e reduzindo de forma eficaz os níveis do cortisol, que é o hormônio do estresse.


Em princípio não há contra-indicações para a prática desta modalidade durante a gravidez, contudo, se não praticava Pilates antes de engravidar, espere o término do 1º trimestre de gestação para iniciar as suas aulas e peça a opinião do seu obstetra.

O Pilates não é recomendado nos casos de gestantes com descolamento prematuro da placenta, sangramento vaginal persistente, pré-eclâmpsia, doença cardíaca grave, hipertensão pela gravidez e retardo do crescimento intra-uterino.

As gestantes podem praticar o Pilates a partir do quarto mês de gravidez sem nenhuma preocupação (mas claro que com consentimento médico), já que, todos os equipamentos são ajustados de acordo com as necessidades individuais e a fase da gestação de cada paciente.



O Pilates ajuda a melhorar a circulação, a combater o aparecimento de varizes e minimizar os riscos de perda óssea, que ocorre geralmente por causa do estrogênio, hormônio feminino, responsável pelo estímulo no crescimento dos ossos e textura da pele.

A prática de Pilates atua no fortalecimento do músculo do períneo dando uma melhor sustentação ao peso do feto, estimula o desenvolvimento da musculatura do abdômen e o trabalho de respiração que beneficia o bebê com a melhor oxigenação do organismo da mãe.

No pós-parto o Pilates age na tonificação do abdômen e na recuperação do assoalho pélvico (região que sustenta os órgãos do sistema reprodutor) promovendo uma rápida recuperação, cicatrização, e reconquista da qualidade muscular.

A ginástica de recuperação pós-parto, quando feita desde o Puerpério (período de seis semanas a contar do dia do parto) ajuda a mulher a recuperar mais facilmente a forma, pois permite a associação do exercício físico com a segregação de hormonas como a occitocina, que ajudam (entre outras coisas) o útero e os órgãos genitais a regressarem ao seu estado anterior à gravidez.

A puérpera (mãe nas primeiras seis semanas após parto) aprende a conhecer o seu corpo, o que pode ou deve fazer nesta fase relativamente delicada, recupera a forma, confiança e auto-estima, começando a reencontrar-se.Todos estes factores associados ao contacto com outras puérperas ajudam a evitar a depressão pós parto.

Na Recuperação Pós Parto a puérpera pratica diversos exercícios que ajudam a prevenir e corrigir o descontrolo dos esfíncteres, que surge nalgumas puérperas. Assim sendo, durante o decorrer das sessões é dada à zona perineal, especial atenção nas primeiras seis semanas, informando às puerperas como recuperar ou melhorar a tonicidade muscular do pavimento pélvico.Mulheres submetidas a Cesarianas têm programas específicos, de acordo com a sua condição, sendo acompanhadas caso a caso.

A partir das seis semanas, é reforçada toda a musculatura abdominal, dorso-lombar e pélvica, sendo ainda trabalhada a musculatura peitoral.Aconselhamos as aulas de recuperação pós parto 8 dias após o parto normal e 15 dias após cesariana, com duração mínima de 4 semanas a recuperação acaba quando a recém mãe se sentir preparada para enfrentar uma actividade física mais exigente.
Entre os exercícios oferecidos pelo método estão o trapézio e o reformer equipamentos que trabalham diferentes possibilidades de exercícios com a finalidade de fortalecer os membros inferiores, superiores e os músculos da coluna.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Massagens estéticas



Massagens Estéticas


A gordura localizada na região do abdome é a mais incômoda para as mulheres.
Não é à toa que as clínicas de estética e as prateleiras estão cheias de tratamentos e cosméticos que ajudam a combatê-las.
Claro que o melhor método para se livrar delas é fazer exercícios físicos, mas a pressa do dia-a-dia ou a busca por resultados rápidos fazem com que estes tratamentos sejam opções ideais e eficazes.


Estes procedimentos também levam vantagens sobre a lipoaspiração porque são mais baratos, não exigem anestesia e pós-operatório e permitem que a paciente retome suas atividades no mesmo dia.


A gente malha, faz dieta, emagrece, mas quando vai ver ela continua lá, impedindo que aquela roupa nova caia como uma luva, valorizando as formas. Para ajudar a eliminar esse mal, você pode se valer da massagem modeladora aplicada nas clínicas de estética e que também dá para ser feita em casa sem segredo e com sucesso.

Velha conhecida de quem se cuida, essa técnica, que funciona como uma verdadeira minilipo manual, volta a brilhar porque tem sido recomendada por médicos.

Chamado ainda de massagem redutora e emagrecedora


Técnica personalizada que, através da manipulação de nódulos de gordura e da ativação da circulação periférica, favorece a perda de medidas localizadas, promovendo um acabamento ideal no resultado final da sua cirurgia; Auxilia no tratamento da celulite, melhorando o aspecto da pele;



"Os endocrinologistas a indicam para esculpir o corpo de quem perdeu muitos quilos e os cirurgiões plásticos como complemento da lipoaspiração"




Também participam desse processo cremes liporredutores, usados para facilitar o vai vém dos movimentos, com ativos tais como centelha asiática, cáscara-sagrada, cafeína, entre outros.


"Os cosméticos hiperêmicos (que esquentam a região) amolecem a gordura, facilitando seu escoamento. Já os crioterápicos (que esfriam o local) fazem com que as células adiposas se agitem para esquentar a área resfriada, ajudando assim a dissolver os lipídios".



Realizado por fisioterapeutas, para que este procedimento seja associado também à drenagem linfática e possam, através da estimulação e desintoxicação linfática, ter um resultado bem superior.


Principais Indicações:
  • Combate à Celulite: O conjunto de distúrbios no metabolismo de líquidos e lipídeos formam a celulite, que é um tecido mal oxigenado, subnutrido e desorganizado.
  • Combate à Flacidez: O enfraquecimento das fibras de sustentação dos tecidos ou falta de tonicidade da pele geram a flacidez.
  • Combate à gordura localizada: Por heranças genéticas ou excessos alimentares, o tecido gorduroso se acumula em locais determinados mais que em outros locais. São mais frequentemente encontradas na região do bumbum, coxas e culote.
  • Perder Medidas: Alem de eliminar celulites, quebrar gordura e combater a flacidez, a perda de medidas é um resultado natural da massagem modeladora, principalmente na região dos quadris.

A massagem escultural compõe-se de Drenagem + Modeladora.

Massagem manual feita com produtos específicos, utilizando técnicas da drenagem linfática manual e da modeladora. Melhora a circulação sanguínea, oxigenação, elimina toxinas, diminiu o inchaço, reduz medidas e modela o corpo.

Resultados notáveis após a 3ª sessão!

fique sabendo

• A primeira sessão deve ser leve para não deixar hematomas.

• Pegar pesado só a partir da terceira sessão.

• Quem tem fragilidade capilar precisa do aval de um médico.

• Nas costas, os movimentos devem ser mais suaves para não afetar os rins.

• As primeiras aplicações são bastante doloridas.


como é uma sessão

• Dura cerca de 50 minutos.

• A fisioterapeuta tira suas medidas (braço, antebraço, estômago, cintura, abdômen, culote e coxas) e refaz essa medição a cada dez sessões.

• Deitada, de frente: massagem relaxante nos pés, movimentos com os dedos nas coxas (dos joelhos em direção às virilhas), movimentos circulares com as mãos fechadas na barriga, massagem com os dedos no braço.

• Deitada, de costas: movimentos na panturrilha, coxa (culote), costas (atenção aos pneus) e bumbum (sempre na sentido de baixo para cima).

• Sentada: movimentos acelerado dos punhos para cima e para baixo na barriga.


a promessa

• Em 20 sessões, menos 10 centímetros em cada região.

• Corpo novo em três ou quatro pacotes de dez massagens.