domingo, 9 de novembro de 2008

Brasileiro morre mais por maus hábitos de saúde


DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Brasileiro morre mais por maus hábitos de saúde


Um terço dos óbitos é relacionado a sedentarismo, tabagismo e alcoolismo; depois vêm câncer e causas externas como homicídio ,acidentes.
O brasileiro tem morrido menos de doenças típicas de países pobres do que no passado.


O perfil da mortalidade no país, traçado no relatório Saúde Brasil 2007, divulgado pelo Ministério da Saúde, indica que o que mais mata no Brasil atualmente são doenças relacionadas ao sedentarismo, tabagismo, má alimentação e alcoolismo.


No topo do ranking da mortalidade, com 32,2% do total, estão enfermidades do aparelho circulatório, como derrames, infartos, hipertensão e insuficiência cardíaca.

Em segundo lugar, com 16,7%, estão neoplasias malignas, que reúnem os diferentes tipos de câncer


Nas regiões, as doenças do aparelho circulatório também são as que mais matam, com percentuais de :
1. 33% no Sudeste,
2. 32,9% no Sul,
3. 31,9 no Nordeste,
4. 31% no Centro-Oeste e
5. 24,9% no Norte


“Comer alimentos com excesso de gorduras, de açúcares e de sal, além de fumar e consumir abusivamente bebidas alcoólicas, potencializam o risco de uma pessoa ter um quadro de doença circulatória, como o AVC, conhecida como derrame

“Outro grande inimigo da saúde e aliado dessas doenças é o sedentarismo. Por isso, é necessário investir em hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir doenças e óbitos”.



MORTES PREMATURAS

Ministério da Saúde mostram que uma parcela expressiva da população perde a vida prematuramente no país.Muitas pessoas faleceram antes de alcançar a terceira idade, considerada a partir dos 60 anos. Isso representou 41,2% do total de 1.003.350 óbitos registrados no Brasil em 2005.


Entre as pessoas com 60 anos ou mais, os óbitos totalizaram 590.015, o que correspondeu a 58,8% do total de falecimentos registrados no país. Ao separar por causas específicas, dentro do grupo das doenças do aparelho circulatório, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) se destaca como a que mais mata.


Isso representa 31,7% das mortes decorrentes de problemas circulatórios e 10% dos óbitos totais do país. A segunda maior causa específica de óbito no Brasil é a Doença Isquêmica do Coração, principalmente o infarto agudo do miocárdio, que também pertence ao grupo das circulatórias.


Na avaliação das 10 primeiras causas de mortes no país, estão outras duas doenças circulatórias. A doença hipertensiva e a insuficiência cardíaca ocupam o 8º e 9º lugar, com 33.487 (3,7%) e 31.054 (3,4%) mortes, respectivamente.

CÂNCER – No quadro geral da mortalidade dos brasileiros, as neoplasias malignas, grupo que reúne os vários tipos de câncer, ocupam o segundo lugar entre as causas de mortes no Brasil, o que representou 16,7% dos óbitos totais.


Alguns dos fatores que levam ao câncer são:
1. o uso de tabaco,
2. de bebidas alcoólicas,
3. exposição intensa ao sol,
4. alimentação inadequada, entre outros.


Depois de tomar conhecimento sobre esses dados você deve estar pensativo e analisando se você se enquadra nessas estatísticas.

Se a resposta for sim ainda é tempo de fazer algo

informe-se

Um comentário:

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oiii Rogéria!!! td certinho?
tenha um ótimo finzinho de domingo!

obs: dá uma passadinha lá no meu blog que tem um presentinho pra você!

bjinhoooo