De acordo coma fundação internacional de osteoporose -
em todo o mundo 1 em cada 2 mulheres na menopausa e 1 em cada 4 homens terão fraturas relacionadas com a osteoporose em seu período de vida.
No Brasil aproximadamente 1 para cada 17 pessoas possui osteoporose
Ainda no Brasi, estima-se que 1 em cada 3 pacientes com fratura de costelas tem osteoporose e destes, apenas 1 em cada 5 faz algum tipo de tratamento.
O peso econômico de fraturas de quadril por osteoporose para as campanhas privadas de seguro saúde no Brasil, é estimado em cerca de 12 milhões de reais por ano.
Na osteoporose há muita fragilidade do esqueleto e maior suscetibilidade de fraturas após pequenos traumas, além de dores nas costas devido a contraturas musculares ou micro fraturas e deformidade da coluna com diminuição da altura da pessoa. Geralmente o fêmur e a coluna são as mais acometidas.
Nos exercícios de Pilates trabalha-se com exercícios de fortalecimento dos músculos envolvidos com estas estruturas e de extensão da coluna visando melhora da força muscular, condicionamento físico e coordenação.
“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho.
Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”
(Joseph Pilates)
Os exercícios, em qualquer idade, podem aumentar a densidade dos ossos e reduzir os riscos de fraturas. Cada dia surgem mais provas de que os exercícios não precisam ser feitos com pesos para aumentar a densidade dos ossos.
Os exercícios de resistência, como pedalar, e os movimentos aeróbicos na água também podem ajudar. Pessoas mais velhas que se tornam ativas também melhoram seu equilíbrio, sua força, coordenação e flexibilidade, o que ajuda a prevenir quedas, que podem resultar em fraturas debilitantes.
Os ossos são um tecido fluído que se quebra e se renova constantemente.Para favorecer a renovação e diminuir as chances de quebra, os músculos ligados aos ossos precisam ser contraídos e fortalecidos. Isto produz piezeletricidade, uma força que resulta na precipitação do osso nos pontos de esforço.
A menos que os ossos sejam repetidamente sujeitos ao esforço, o processo de quebra supera a renovação e os ossos tornam-se gradativamente porosos e mais fracos. O Método Pilates pode ajudar a prevenir ossos quebradiços em pessoas idosas.
O alongamento axial promovido pelo pilates é importante na prevenção das microfraturas das vértebras, principalmente das torácicas que são as mais acometidas, por diminuir a compressão exercida entre uma vértebra e sua adjacente.
Pela ênfase dada ao trabalho respiratório durante a realização de cada um dos exercícios, o pilates promove a reeducação da respiração e, dessa forma, reduz a tensão e o gasto de energia dos músculos envolvidos no processo respiratório.
Somando-se todos os objetivos almejados pelo pilates, obtem-se o que se caracteriza como uma das filosofias do método, que é a melhora da consciência corporal, isto é, o autoconhecimento, fundamental para a realização de cada um dos movimentos do corpo.
Pilates valoriza muito a interação do corpo e da mente para que haja perfeita harmonia e menor gasto de energia durante a realização das atividades da vida diária.
2 comentários:
Oi Rogéria, tudo bem?
Pasaando aqui oar te convidar a participar da semana da obesidade no meu blog.
Bom fim de semana.
Bjos
Vânia
Oiii Rogeria!!!
Não acredito q vc foi me visitar...q legal!!!muiiito obrigada pela visitinha...tbem fiquei super contente com a sua...obrigada pelo post, achei muito interessante...e pode deixar q sempre q der vou dar uma passadinha aqui no seu blog! Seja sempre bem-vinda e volte sempre q quiser...bjoooo
Postar um comentário