Pilates na Reabilitação
O Método Pilates apresenta vários benefícios que visam à prevenção, bem como a redução de riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer um alívio às dores crônicas em especial os problemas de coluna.
O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos disco o que gera um estímulo a circulação na região.
O método pode ser indicado para a reabilitação de pacientes :
- pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda
- seqüelas neurológicas decorrentes de AVC's (acidente vascular cerebral)
- parkinson
- distrofias musculares
entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo como :
- artroses
- tendinites
- torções
- estiramentos musculares
- entre outros...
O trabalho de reabilitação é bastante utilizado em pacientes que se encontram no período pré e pós-parto.
Os exercícios de Pilates podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos.
"em dez sessões se sente a diferença, em vinte sessões se vê a diferença e em trinta sessões o corpo está modificado"Josef Pilates
Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar sua performance física.
É um método que abrange uma faixa etária ampla que vai de 10 anos de idade até pessoas que se encontram na terceira idade.
Os atendimentos de Pilates voltados para a parte de reabilitação vão fazer uso de todos os acessórios dentre eles estão: bolas de diferentes dimensões, thera-bands, rolos, discos de propriocepção, bastão, magic circle, entre outros.
O método Pilates é bastante recomendado na reabilitação
- condromalácia patelar
- artroses
- artrite reumatóide
disfunções músculo-esqueléticas como :
- síndrome do piriforme
- escoliose
- espondolistese
- espondilólise
- estenose do canal vertebral
- espondilite anquilosante
- dor crônica na coluna lombar
- síndrome do impácto do ombro
- fibromialgia
- entre outros...
2 comentários:
Só p/ informação, profissionais de Educação Física também estão habilitados ao treinamento ( ou tratamento,ou trabalho) de pilates.
perdão na demora mas até onde sei somente ed. físicos e fisioterapeutas q tenha feito o curso de pilates é q podem exercer
Postar um comentário