sábado, 5 de abril de 2008

Cirurgia Plástica -- Lipoaspiração



LIPOASPIRAÇÃO

Algumas informações devem ser divulgadas para que o paciente antes de se submeter ao procedimento tenha plena consciência do que irá ocorrer com ele no que se refere ao ato cirúrgico propriamente dito e no pós cirúrgico .

A maioria por não se informar acham que vão sair lindas imediatamente após a cirurgia e que na realidade isso não acontece e ainda ter que utilizar cintas e tratamentos estéticos como finalização do trabalho, pois sem isso se corre o risco de não se ficar satisfeito com o resultado mas não por erro médico e sim por um trabalho que não foi concluído.

A Lipoaspiração tem por finalidade reduzir o volume da gordura corporal e não emagrecer. Sua maior mudança se dá na silhueta corporal.

No caso da lipoescultura, parte da gordura aspirada é usada para enxertar áreas em se precisa maior preenchimento ( bum bum, coxas, face ...)
A anestesia vai depender da área a ser lipoaspirada podendo ser local, peridural ou geral. O tempo de internação varia de 12 a 24hs, tem alguns casos q a área e volume a ser lipoaspirado é pequeno e é feito no próprio consultório, onde horas depois você já está trabalhando.



Passo 1 -- aspecto da região glutea com flacidez cutânea e presesença de culotes superiores e inferiores (lipodistrofias), dando a região uma aparência quadrangular.
Passo 2 -- demarcação das áreas a serem lipoaspiradas com a paciente de pé.
Passo 3 -- lipoaspiração profunta e superficial com finas cânulas.
Passo 4 -- aspecto pós operatório da região glútea com relativa retração da flacidez cutânea e aparência arredondada.

Pós Operatório

  • Geralmente aparece Edemas, manchas roxas e dor. Após a diminuição do edema pode -se notar um "endurecimento" da área operada devido a cicatrização interna.
  • Por esse motivo é indicada a fisioterapia estética com a finalidade de diminuir o edema ,endurecimento e dor. Acelerando a recuperação do paciente e ainda dando um"acabamento" final a lipoaspiração.
  • Evitando assim as possíveis complicações como hematoma irregularidades infecções trombose seroma ( acumulo de líquido claro na região operada formando uma " bolsa de água"

Pacientes submetidos à lipoaspiração devem manter repouso absoluto durante os primeiros dias, ingerindo grande quantidade de líquidos isotônicos para repor os fluidos perdidos durante a cirurgia.
O paciente deve evitar levantar-se rapidamente e realizar qualquer esforço, pois a ocorrência de tonturas é bastante freqüente neste período.
É fundamental proteger-se do sol por pelo menos 2 meses, para evitar a ocorrência de manchas na pele.

Visando acelerar a reabsorção do inchaço e auxiliar a cicatrização dos tecidos, uma cinta de suporte deve ser utilizada por cerca de 4-6 semanas.





O resultado definitivo da lipoaspiração se dá por volta de 6 meses após a cirurgia mas em 4 meses se tem 80% dela recuperada.

Nenhum comentário: