O que é Core?
Que tal exercitar um conjunto de músculos que ajuda a fortalecer a coluna e todo o corpo, prevenir lesões e acabar com as dores nas costas? Estou falando do Core, que quer dizer centro. É o centro de produção de força de onde se originam todos os movimentos e onde se localiza o centro de gravidade. Ele é composto por 29 músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar
Estes músculos rodeiam o tronco e tem as seguintes funções:
1. Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;
2. Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos e
3. Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.
Por sustentarem a coluna, os músculos do Core formam um cilindro da estabilidade ao redor da cintura, o que resulta em uma melhora considerável do funcionamento dos órgãos internos e em uma postura mais correta e forte.
O core é dividido em dois grupos: do primeiro fazem parte os músculos mais profundos, os locais, cuja função é manter a estabilidade da coluna lombar (transverso do abdômen, multífido, oblíquo interno, quadrado lombar, assoalho pélvico, diafragma, iliocostais (lombar)).
O segundo é composto pelos músculos globais, que ficam mais na superfície e são responsáveis pela flexibilidade da região (reto abdominal, obliquo externo, eretor da espinha, psoas maior, iliocostais (torácico)). Aqui entra inclusive o “six pack” ou “barriga de tanquinho”.
Tanto o treinamento funcional quanto o Pilates trabalham com o Core ativado de forma integrada com os movimentos. Quanto mais forte os músculos do Core, mais eficientes serão os movimentos. O Pilates, especificamente, chama-o de Power House (casa de força).
Postado por Paula Ferreira Nascimento Nunes - http://querido-corpo.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário